Entenda os principais sintomas que provocam prejuízos na qualidade de vida de milhares de brasilleiros.
Uma das demanda mais comum dos meus pacientes imigrantes na terapia são problemas relacionados a ansiedade ou transtornos de ansiedade. A ansiedade social ou fobia social é um transtorno que afeta mais pessoas do sexo feminino e esses pacientes tendem a ter um grande prejuízo em sua qualidade de vida, além de apresentam intenso sofrimento.
Pessoas com ansiedade social tendem a ter dificuldade em ter relacionamentos, a estarem empregadas, estão mais propensas à depressão, ao uso abusivo de álcool e outras drogas e até a tentativas de suic1dio. Mas afinal, você conhece os sintomas da Ansiedade Social?
Saiba se você apresenta algum dos principais sintomas no seu processo de imigração (ou no seu próprio país):
5 sintomas de Ansiedade Social na imigração
- Você tem muito medo de se comunicar no idioma daquele país, especialmente com nativos.
- Você foge de situações sociais, pois você as vivência com intenso medo ou ansiedade. (Exceto pessoas familiares)
- Você acredita que todos estão te julgando pela sua maneira de falar, sotaque, cultura, ou seu comportamento.
- Não consegue relaxar ou agir naturalmente em situações sociais.
- Você se sente deslocado, não adequado, ou não pertencente, logo, tende a se isolar.
- Vivência um alto grau de ansiedade ao precisar fazer entrevistas, falar em público ou interagir com pessoas que tenha um interesse romântico. (Você pode apresentar sintomas físicos como suor e aumento do batimento cardíaco).
- Tem medo de que as pessoas percebam os seus sintomas da ansiedade através do seu comportamento
Se você se identificou com um ou mais desses sintomas, a terapia pode te ajudar a enfrentar essas dificuldades. A ansiedade Social é coisa séria. E você não é únic@ a enfrentar essas dificuldades.
A Terapia cognitiva se mostra bastante eficaz no tratamento de transtornos como os de ansiedade e depressão. É possível ter a ansiedade como parceira e não como uma vilã que controla a sua vida e suas relações sociais.
Lembre-se, esses são alguns sintomas do transtorno de ansiedade social, adaptados ao contexto da imigração. Porém, apenas um profissional pode efetuar um diagnóstico considerando a quantidade, frequência e duração dos sintomas.
Busque ajuda! Você não precisa passar por isso sozinh@!