Saiba como a Terapia Cognitivo-comportamental (TCC) pode te ajudar a lidar melhor com seus problemas.
Na Psicoterapia, ou seja a terapia realizada por uma psicóloga, cada profissional utiliza um caminho diferente para chegar até o cuidado em saúde mental. Assim, os caminhos até chegarmos na resolução de problemas relacionados a nossa psique, podem variar a depender da abordagem que a Psicóloga utiliza. A TCC ou Terapia Cognitivo-Comportamental é uma dessas abordagens dentro da psicologia, que foi desenvolvida pelo teórico Aaron T. Beck.
A TCC se baseia ainda em dois princípios centrais:
- Os nossos pensamentos, ou nossas cognições têm influência direta sobre nossas emoções e comportamentos.
- A forma como nos comportamos e agimos também exerce uma grande influência sobre nossas emoções e pensamentos.
Por isso, Segundo a TCC, se alterarmos a maneira em que pensamos a nossa vida, alteramos também a forma como vivemos e nos comportamos, e também, podemos levar uma vida mais leve lidando de maneira mais adaptativa com os nossos sofrimentos.
Qual o diferencial da Terapia Cognitiva?
1-A Terapia Cognitiva dispõe de métodos baseados em evidência científica. Alguns estudos recentes apontam que quando a TCC é eficaz, essa pode ter efeito de alterar circuitos cerebrais.
2-A TCC é uma abordagem diretiva e as sessões são estruturadas, com foco na resolução de problemas.
3-Na TCC os terapeutas auxiliam os pacientes a reconhecerem e modificarem pensamentos desadaptativos e profundos, especialmente aqueles associados à sintomas emocionais como tristeza, depressão, ansiedade, raiva e etc..
4-A Terapia Cognitiva é uma abordagem dinâmica e colaborativa entre a psicóloga e paciente, assim, o paciente é ativo no processo terapêutico, e pode sempre contar com a sua terapeuta.
Em suma, a TCC pode te ajudar a modificar crenças e pensamentos, lidar com seus problemas de forma mais leve, reduzindo o sofrimento e focando na melhoria da qualidade de vida.
Ficou com alguma dúvida? Tem interesse em vivenciar um processo terapêutico fundamentado pela terapia cognitiva?
Agende uma sessão e vamos conversar!
Abraço,
Juliana.