Entenda quais são os principais fatos, sintomas e qual o tratamento indicado para esse transtorno.
Você já ouviu em depressão sazonal? Essa condição é mais comum do que imaginamos e pode acometer tanto brasileiros no exterior como aos próprios nativos de países frios.
Com a chegada do frio e de dias mais escuros, faz-se ainda mais necessário cuidarmos da nossa saúde física e mental. No Brasil, onde a exposição ao sol é constante, a depressão sazonal é praticamente desconhecida. No país temos cerca de 12 horas de luz por dia, o que não acontece em vários outros países. Na Europa, por exemplo, os últimos meses do ano contam com poucas horas diárias de luz.
E é só quando vivemos essa grande diferença de temperatura e exposição solar que, muitas vezes, percebemos alterações fisiológicas, sociais, psicológicas, emocionais e de humor causadas pela ausência de sol e iluminação.
E esse fator, embora possa ser ainda mais forte para brasileiros no exterior por não estarem habituados a tais mudanças de estações, também afetam as pessoas que sempre viveram em países frios. Segundo uma publicação da RFI sobre o tema, na França a estimativa é de que um a cada dez franceses tenham a chamada ¨Depressão sazonal¨ na estações de outono e inverno.
Para que você entenda melhor esse transtorno, Seguem 5 fatos sobre a Depressão Sazonal:
1- Mais conhecida como ¨depressão sazonal¨ essa condição é classificada pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos mentais (DSM-5) como Transtorno Depressivo Maior recorrente com padrão sazonal.
2- A característica principal dos episódios depressivos sazonais é que eles ocorrem sempre em uma estação específica do ano. Na maioria dos casos, tais episódios se iniciam no outono ou inverno e terminam na primavera.
3- A prevalência dos episódios depressivos sazonais do tipo inverno podem variar de acordo com a latitude, a idade e o género; com os jovens tendo o maior risco para terem episódios depressivos no inverno.
4- O padrão sazonal pode ter influência tanto no transtorno depressivo maior recorrente quanto no transtorno bipolar.
5- A depressão sazonal varia entre grau leve, moderado ou grave, dependendo da quantidade de sintomas que o indivíduo apresenta e o tamanho do prejuízo social e profissional que o transtorno pode causar.
Agora que você já conhece alguns dos principais fatos sobre a Depressão Sazonal, vamos entender quais são os sintomas esperados nessa condição. Os principais sintomas são:
- Tristeza e isolamento
- Diminuição na atenção
- Sensação de desmotivação ou falta de energia
- Hipersonia (sono em excesso)
- Aumento do apetite
- Vontade de comer doces e carboidratos
- Ganho de peso
Tais sintomas ocasionam um prejuízo direto na qualidade de vida dos pacientes, e a principal característica do transtorno é que esses prejuízos ocorrem em uma estação específica do ano (outono ou inverno) e também desaparecem em uma época do ano (ex: primavera). Logo, um dos fatores importantes para o diagnóstico é que esse padrão de início e remissão dos sintomas deve ter ocorrido por pelo menos 2 anos, no mesmo período do ano. Se os sintomas não ocorrerem apenas em uma estação do ano, pode se tratar de sintomas de uma quadro depressivo comum.
Tratamento da Depressão Sazonal:
A depressão sazonal tem tratamento com eficácia comprovada. Este pode envolver Terapia Cognitivo-Comportamental e medicamentosa, acompanhamento nutricional e outros recursos como a luminoterapia.
Se você sente que tem tido um prejuízo importante em suas atividades, vida social ou profissional, em decorrência de tais sintomas, busque ajuda profissional e um tratamento que te ajude a melhorar a sua saúde mental ao longo de todo o ano.